Quem somos?
O GENEE é constituído por membros dos vários Órgãos/Serviços e membros individuais, pertencentes ao Técnico Lisboa, em particular:
- Representante da Área de Graduação – Lídia Silva (responsável pelo acompanhamento dos ENEE no campus Alameda)
- Representante do Apoio ao Estudante do Taguspark – Carla Boura (responsável pelo acompanhamento dos ENEE no campus Taguspark)
- Representantes do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) Alameda – Carolina Ferreira e Ana Marques
- Representantes do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) – Rita Wahl e Patrícia Simões
- Representante dos Docentes – Ana Moura Santos (DM), Hugo Nicolau (DEI) e Susana Relvas (DEG)
- Representantes dos Estudantes com estatuto ENEE – Alano Silva (MEAero), Alexandre Oliveira (MBioNano), David Duque, Henrique Vinagre (LEIC), Rui Costa (LEIC) e Catarina Bernardo (MEEC)
- Representante da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) – António Costa (MEQ)
Carla Boura
|
Licenciada em Ciências Psicológicas e com aprovação à parte curricular do Mestrado em Psicologia – especialização em psicologia clínica pelo ISPA, Carla Boura é Coach e Master em Programação Neurolinguística pelo INPNL e recebeu formação em intervenção psicológica e de crise pela Ordem dos Psicólogos. Trabalha no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa desde 1994 e foi a responsável, entre 1995 e 2000, por estudantes NEE no Técnico Lisboa, sendo responsável desde 2010 por estudantes NEE no campus do Taguspark. No Técnico Lisboa, a Carla implementou vários programas de apoio a estudantes, incluindo o Programa Mentorado (1997) e programas de responsabilidade social. Coordenou desde 2010 a 2024, o Apoio ao Estudante do Taguspark, prestando apoio psicopedagógico a estudantes com dificuldades de integração académica e implementando diversos projetos de inclusão, entre outras áreas de trabalho. É também membro ativo da Rede para Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (rede NEE, http://redenee.ulisboa.pt/) da Universidade de Lisboa e membro da Portuguese Mentoring Network, SILAB, Técnico Sustentável, UNITE!University e IDEM – Inclusão, Diversidade, Equidade na Mobilidade. Está também está envolvida em vários projetos de teses de mestrado e doutoramento na área de agentes virtuais para serviços de apoio ao estudante. |
Ana Moura Santos |
Formou-se em Física-Matemática na Universidade de Moscovo e doutorou-se em Matemática Aplicada no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, onde exerce funções de docente desde 1997. Desenvolveu investigação e publicou na área da Teoria de Operadores e Análise Funcional com aplicações, e nos últimos 10 anos tem estado muito envolvida em projetos de e-learning, produzindo conteúdos e exercícios online, na área da Matemática. Em particular, é autora e co-autora de três MOOC em tópicos de Matemática com aplicações tecnológicas, em particular um curso online sobre Machine Learning, que traz ainda uma perspetiva Gender Balance aos aspetos éticos dos algoritmos. Ana tem apostado em projetos internacionais com impacto pedagógico e social relevante, foi a coordenadora portuguesa do projeto FostWom, Fostering Women to STEM MOOCs (2019-2022) e desempenha as mesmas funções no projeto MathICs, Strengthening Mathematics Education by the use of ICTs in Morocco (2021-2023). |
Carolina Ferreira é Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico desde 2018. É detentora do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde realizado na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2009 e possui estudos avançados em Psicologia da Educação do Programa de Doutoramento Interuniversitário Lisboa-Coimbra em 2013. Adicionalmente, participa em formação profissional regular, recentemente em intervenção psicológica em crise e na pós-graduação conferente à especialização em Psicoterapia na APTCCI. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais, sendo ainda formadora certificada pelo IEFP, registada no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Participa em diversos grupos de trabalho colaborativos na área da inclusão e da diversidade (e.g. Rede NEE-ULisboa, GENEE), exercendo cargos de gestão pública e representação em organizações da área de atuação de relevância social, integrando a Direção da Associação Profissional RESAPES e da APIST. |
Carolina Ferreira Co-fundadora |
Hugo Nicolau Co-Fundador |
Hugo é Professor Auxiliar no Departamento de Informática e Computadores (DEI) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. É também investigador integrado no Instituto de Tecnologias Interativas / LARSyS. Os seus interesses de investigação incluem Interação Pessoa-Máquina e Acessibilidade, focando no design, desenvolvimento e avaliação de novas tecnologias inclusivas. O seu objetivo consiste em criar tecnologias que possam capacitar pessoas com deficiência para endereçarem problemas relevantes em áreas como educação, saúde e exclusão social. Os seus métodos de investigação advêm do campo de Interação Pessoa-Máquina e são informados por perspectivas em Design Justo, Psicologia, Sociologia e Estudos sobre Deficiência. |
Ana Marques integra desde 2019 o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) do Instituto Superior Técnico. Concluiu em 2008 o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Sistémica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e é Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Desde 2010 tem trabalhado na Universidade de Lisboa, primeiro no Instituto de Orientação Profissional, depois no Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia. Dada a experiência e formação na área da Psicologia da Carreira, bem como a missão do NAPE centrada no apoio, acolhimento e integração de estudantes, integra o GENEE e o Projecto de Empregabilidade destinado a finalistas com necessidades adicionais de suporte. |
Ana Marques |
Alexandre Oliveira |
Alexandre Oliveira nasceu em 17 de janeiro de 1984 em Setúbal. |
Lidia Silva trabalha na Área de Graduação desde julho de 2018, integrando a equipa que responde pelos assuntos académicos dos estudantes. Das suas funções faz parte a gestão dos processos de estatuto de estudante com necessidades educativas especiais (Alameda). |
Lídia Silva |
Patrícia Simões |
Patrícia Simões colabora, desde 2018, no Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), do Instituto Superior Técnico. Concluiu, em 2015, o Mestrado em Psicologia Aplicada, na Universidade do Minho, e é formadora certificada pelo IEFP. Trabalha, diariamente, com docentes e estudantes, procurando contribuir para a melhoria das suas vivências académicas. Para tal, desenvolve ações de formação nas áreas da pedagogia e das competências transversais e realiza, também, acompanhamento personalizado de forma a elaborar estratégias adequadas às necessidades das pessoas. |
Rita Wahl |
|
Rui Costa |
|
Susana Isabel Carvalho Relvas é Professora Associada no Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Obteve o doutoramento em 2008 em Engenharia e Gestão Industrial pelo IST. Atualmente é Diretora Adjunta para a Competitividade e Financiamento do IST, Vice-Presidente do DEG, Membro da Comissão de Gestão do Campus do IST no TagusPark, Coordenadora do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida em Engenharia e Gestão no Técnico+ e Diretora Adjunta do Programa KIC InnoEnergy RENE. Desenvolve investigação em Logística, Gestão de Operações e Gestão da Cadeia de Abastecimento, aplicados a tópicos que vão desde Indústria de Retalho, Cadeia de Abastecimento Agro-alimentar, Manufactura e Cadeias de Abastecimento de Energia, ligando a metodologias centradas no humano, sustentabilidade e resiliência. Está a implementar o Logistics Lab no IST TagusPark, que se irá focar em investigação e ensino e explorar a colaboração interdisciplinar entre alunos e investigadores. Atualmente orienta 5 alunos de doutoramento e 10 alunos de mestrado. |
Susana Relvas
|
Norberto Bravo |
É trabalhador não docente no IST desde 2018, tendo começado no núcleo da Manutenção como eletricista, e encontrando-se agora no Pavilhão do Civil como técnico de armazém. Apesar de ter especializações profissionais e diversa experiência anterior, gosta de se considerar polivalente e está sempre disponível para partilhar o que sabe e poder obter mais conhecimentos através dessa partilha. Foi eleito para a Assembleia de Escola nas últimas eleições no IST. Em 2019 foi eleito como Delegado Sindical, e na sua luta pelos direitos do trabalhador obteve conhecimento da Confederação Nacional de Organizações de pessoas com Deficiência (CNOD) onde foi convidado a trabalhar com as pastas da educação, Trabalho e deficiências do foro Intelectual no ano de 2022 onde passou a pertencer como membro da direção. Sendo pai de um jovem autista, conhece o trabalho que é necessário fazer para que o seu filho e outros jovens possam ter os seus direitos respeitados, de modo a poderem contribuir para a sociedade, que muitas vezes se esquece que eles existem |
Catarina Correia Bernardo nasceu em Lisboa e iniciou o seu percurso académico no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em 2017. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em 2020, e em 2022 concluiu o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na área de Energia. Atualmente, é aluna de doutoramento no Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Telecomunicações (IT). Na área de investigação, os seus interesses estão relacionados com a Tecnologia e Energia Solares, Ótica e Eletrónica. No campo mais pessoal, os seus interesses estiveram sempre relacionados com áreas criativas, como o Desenho e, mais tarde, o Design e a Publicidade, pelo que, em 2021, concluiu um curso de Marketing Digital. Ao longo do seu percurso académico, foi explicadora das disciplinas de Matemática (desde o ensino básico ao secundário) e de Geometria Descritiva. Em 2018, participou como mentora no Programa Mentorado do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) de modo a proporcionar aos estudantes do 1º Ano uma melhor integração no curso e adaptação ao mesmo. Ao longo da sua vida, o voluntariado esteve sempre presente tendo, desde 2015, sido voluntária num Jardim Infantil, em Lisboa, onde, através da sua vertente criativa, interagia diretamente com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade. |
Catarina Bernardo
|