Saltar para o conteúdo

Serviços do IST

Área de Graduação

A Área de Graduação tem como missão proceder à gestão e instrução dos processos dos/as estudantes de 1º e 2º ciclos de estudo do Técnico Lisboa, desde o seu ingresso até à obtenção da respetiva titularidade, garantindo a recolha e registo de todos os dados essenciais que contribuam para uma gestão académica eficiente e de elevados padrões de rigor e qualidade.

NAPE

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) é um serviço central, integrado na Área de Comunicação, Imagem e Marketing (ACIM) do Conselho de Gestão, e tem como missão promover a integração dos/as estudantes do Técnico Lisboa, apoiando e desenvolvendo projetos que contribuam para: o sucesso académico, o desenvolvimento de competências, e para um envolvimento efetivo da sua comunidade académica. Cabe também ao NAPE, aproximar o Técnico Lisboa dos/as estudantes pré-universitários/as estimulando o interesse pela Ciência e divulgando a sua oferta formativa, privilegiando o atendimento e acompanhamento personalizados. As áreas de atuação são as seguintes:

  • Acolhimento e Integração dos/as novos/as estudantes do Técnico de 1º Ano, 2º Ciclo e em programas de mobilidade internacional (ERASMUS, InnoEnergy, ATHENS, entre outros), acompanhando os primeiros passos destes/as estudantes, nomeadamente no processo de matrícula durante a Semana de Acolhimento ou na Orientation Week, promovendo também o Programa Mentorado, enquanto programa de apoio entre pares.
  • Divulgação do Técnico junto de potenciais candidatos/as, dando a conhecer a oferta formativa do Técnico Lisboa, infraestruturas e apoios, atividades e projetos extracurriculares e os vários concursos de acesso. Durante o ano, a equipa realiza Visitas a Escolas Secundárias e Feiras de Ensino e Formação Profissional, recebendo também estudantes no Técnico Lisboa, em Visitas Individuais, de Grupo Escolar ou eventos e dias abertos. O Programa de Divulgação do Técnico Lisboa conta ainda com o Programa Embaixadores do Técnico, para que possa proporcionar o melhor apoio a quem pretende escolher estudar no Técnico Lisboa, transmitindo o máximo de informação possível à tomada de decisão autónoma e fundamentada.
  • Desenvolvimento de Competências técnicas e transversais para complementar a formação que os/as estudantes do Técnico Lisboa adquirem no seu curso. São exemplos recorrentes de ações de formação em hard-skills, workshops sobre ferramentas como Matlab, Excel, Latex, Illustrator, Python, ou metodologias de trabalho como Lean, Scrum. Gestão de tempo, Pitch, Liderança, Entrevistas de emprego, são tópicos abordados em workshops focados nas soft-skills, havendo lugar ainda para outros temas como Cozinha Saudável, Debate, Mercados Financeiros, IRS e Impostos, entre muitos mais. O NAPE Skills Factory é a principal iniciativa nesta área, juntando-se as formações/workshops para Mentores, Embaixadores, Guias, e Monitores do Verão na ULisboa que, contam com vários dos temas referidos no contexto dos respetivos programas.
  • Acompanhamento e Apoio de candidatos/as, estudantes e alumni do Técnico em questões relacionadas com o ingresso e vivência na faculdade, por meio de atendimento na Receção do Pavilhão Central (campus Alameda), atendimento telefónico, via e-mail e nas redes sociais. Procedimentos académicos, funcionamento do Técnico Lisboa, candidaturas, eventos e atividades, fazem parte do portfólio de informações prestadas diariamente, bem como o encaminhamento de estudantes para os serviços de apoio corretos. Em conjunto com outras estruturas do Técnico Lisboa, os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE) beneficiam também de apoio do NAPE no seu percurso académico.
  • Promoção de Ciência junto de estudantes do Ensino Básico e Secundário e Universidades Sénior, despertando o interesse para a ciência e procurando estimular o pensamento científico. A par com a divulgação do Técnico Lisboa, compete também ao NAPE mostrar o se faz nas áreas da Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia a estes públicos-alvo, com atividades como o Verão na ULisboa, Engenheiras por um dia, Desafios da Engenharia (júnior e sénior), além de experiências ou demonstrações laboratoriais em escolas, feiras ou eventos, possibilitadas pelos protocolos estabelecidos com diversas entidades como municípios, as próprias escolas, organismos públicos e associações, celebrados a cada ano letivo.
  • Apoio a Eventos institucionais do Técnico Lisboa e da ULisboa, como cerimónias, conferências, celebrações, eventos culturais, sendo exemplos o Dia da Graduação, o Dia do Técnico, Alumni Talks, Temporada da Música do Técnico ou a Abertura do Ano Académico da ULisboa.
NDA

“Ao Núcleo de Desenvolvimento Académico compete desenvolver estratégias e dinâmicas de ensino e aprendizagem que potenciem o desenvolvimento académico dos estudantes e o desenvolvimento de carreira dos docentes e investigadores do IST, nomeadamente através da implementação generalizada de práticas de coachingmentoring e tutoring, em alinhamento com o plano de atividades dos Conselhos Científico e Pedagógico do IST.” Âmbito de atuação do NDA, tal como publicado em DR, 2ª série, nº 32 de 14 de fevereiro de 2017

Atualmente o NDA encontra-se responsável pelo desenvolvimento de diversas atividades direcionadas a estudantes e docentes/investigadores do Técnico Lisboa. As principais atividades para estudantes são:

  • Programa de Tutoria – Se é estudante do 1º/2º ano, ser-lhe-á atribuído um/a Tutor/a, ou seja, um/a docente do seu curso, com quem poderá reunir ao longo do semestre para obter alguma orientação sobre o funcionamento do curso e da escola. Se está na sua 3ª inscrição, ou posterior, poderá solicitar um/a Tutor/a, no âmbito do Programa de Tutoria A Pedido. Mais informações aqui.
  • Coaching Académico – Consiste em reuniões individuais onde pode esclarecer as suas questões, podendo ser um atendimento pontual ou um acompanhamento regular. Algumas áreas de atuação são: Necessidades Educativas Especiais, Prescrição, Gestão do tempo, Definição de objetivos, Desempenho académico, Dissertações, Mudanças de curso, Apoio social, entre outras. Mais informações aqui.
  • Bolsas de Estudo – O Instituto Superior Técnico em parceria com alguns mecenas criaram bolsas de estudo que visam apoiar estudantes com potencial académico que, por carência socioeconómica, não dispõem de meios para custear os encargos financeiros do ciclo de estudos. Mais informações aqui.
  • Formação – O NDA promove formações e workshops para estudantes, na área das competências transversais, também ditas profissionais, dada a sua centralidade para o sucesso académico e profissional dos/as graduados/as do Técnico Lisboa. Algumas destas formações ocorrem no âmbito da colaboração com Unidades Curriculares, ou no âmbito de parcerias com núcleos de estudantes, e outras ainda são específicas e desenvolvidas e/ou atualizadas em cada ano letivo pela equipa do NDA, em resposta às necessidades identificadas pelos/as estudantes. Mais informações aqui.
Apoio ao Estudante – Taguspark

Apoio ao Estudante do Campus do Taguspark tem como missão promover a integração académica e prestar apoio psicopedagógico aos/às estudantes, apoiando todo o tipo de iniciativas que contribuam para um envolvimento efetivo da comunidade académica da Escola. Esta missão integra-se nos objetivos gerais do NAPE, que podem ser consultados aqui. As áreas de atuação são:

  • Ingresso e Acolhimento, o Apoio ao Estudante e os Mentores têm uma participação ativa no processo de matrículas e inscrições dos/as novos/as estudantes, prestando-lhes todo o apoio e acompanhamento necessário nos seus primeiros passos no Técnico Lisboa.
  • Integração e Acompanhamento, em particular dos/as novos/as estudantes, estudantes de mobilidade, entre outros/as estudantes que ingressem pela primeira vez no Técnico Lisboa, através da implementação do Programa de Mentorado.
  • Desenvolvimento Académico e Coaching Neurolinguístico, promoção do sucesso escolar através de apoio psicopedagógico e coaching neurolinguístico.
  • Necessidades Educativas Especiais (NEE), apoio na abertura do processo para aquisição do estatuto ENEE. Ligação entre os/as estudantes NEE e os/as docentes. Acompanhamento dos/as estudantes NEE ao longo do seu percurso académico.
  • Estudantes de Mobilidade, Receção e integração dos/as estudantes Incoming, apoio e informação aos/às estudantes Outgoing.
close navigation
close Search